Opinião

POLÍCIA NAS RUAS CONTRA A VIOLÊNCIA QUE SÓ AUMENTA. NA PRIMEIRA QUINZE DO ANO, FOI MAIS DE UM ASSASSINATO POR DIA, SÓ NA CAPITAL

Por Sérgio Pires — Opinião de Primeira

Foram 16 assassinatos em 15 dias. Mais de um a cada 24 horas. A violência se mantém em Porto Velho, principalmente com a guerras das facções, cada uma tentando dominar uma área popular da cidade, para impor suas próprias leis, colocando na condição de reféns centenas e centenas de famílias.

Mas muitos crimes ocorreram por bebedeiras, por feminicídio (embora este tipo de assassinato tenha diminuído, em relação ao ano passado) e até por pura crueldade, como foi o caso de um mendigo morto a pedradas, no centro da cidade. Neste tipo de crime brutal e inesperado, pouco podem fazer as autoridades policiais.

No restante, a resposta tem sido bastante forte, por parte do governo. No último final de semana, apenas em ações da sexta-feira, os registros mostraram que a guerra à bandidagem será longo e exigirá muito trabalho, investimentos e pessoal. Para se ter ideia, a PM registrou, em poucas horas, mais de 100 pessoas abordadas; armas e até uma granada de efeito moral foram apreendidas, além de carregadores e munições. Quatro foragidos dos presídios foram presos.

CLIQUE NO BANNER E SAIBA MAIS SOBRE O CURSO DE PILOTO PRIVADO/ INSCRIÇÕES ATÉ DIA 20 DE MAIO — APROVEITE 

No domingo, mais um caso desses: um preso que estava com tornozeleira eletrônica a retirou a, ao participar de uma bebedeira, matou seu amigo a facadas. A PM, a Civil, toda a s=estrutura da segurança pública do Estado, com apoio da Polícia Rodoviária Federal e até da Polícia Federal, estão lutando contra o crime, numa cidade em que a violência diminuiu, mas nunca a níveis suportáveis.

O Estado investiu pesado em armamentos, em valorização dos policiais, em equipamentos de última geração, alguns como grandes novidades, como a enorme carreta adquirida que será colocada em pontos estratégicos, onde há mais ocorrências, principalmente na proteção dos moradores dos conjuntos habitacionais populares, onde a bandidagem tomou conta.

Falta agora um detalhe importante, Mais que isso: vital, para se começar a ter uma vitória real sobre o crime: mudar drasticamente as leis brasileiras, que defendem apenas o direito dos bandidos; acabar com cenários como as audiências de custódia, onde só o criminoso pode falar; ampliar as penas e, de uma vez por todas, acabar com saidinhas e benefícios penais, principalmente para os bandidos perigosos. Sem este pacote e sem o apoio de todo o Judiciário, não haverá mais paz para nossa Rondônia e nem para nosso país!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo