Política

Deputado indígena venezuelano afirma que yanomamis desnutridos vieram da Venezuela; VEJA

O indígena Romel Guzamana, o deputado da Assembleia Nacional da Venezuela, publicou em seu perfil no Twitter que os yanomâmis desnutridos encontrados no Brasil são da Venezuela e teriam cruzado a fronteira entre o estado venezuelano de Bolivar com Roraima em uma tentativa desesperada para escapar da fome em seu país. Guzamana, é indígena da etnia baniva.

“Denuncio a grave desnutrição de nossos irmãos indígenas ianomâmis do Estado Bolivar. Cruzaram ao Brasil em busca de comida, outra violação aos direitos humanos indígenas por culpa do regime de Maduro”, escreveu o parlamentar que anexou imagens de atendimento a indígenas com sinais de desnutrição, incluindo a idosa que teria morrido de desnutrição no domingo 22.

Guzamana é um dos representantes da Região Amazônica na Assembleia Nacional da Venezuela e integrante do Parlamento Amazônico. Antes de publicar que os indígenas em estado de desnutrição severa são da Venezuela, ele afirma ter ouvido relatos dos índios em entrevista à Folha de S.Paulo, mas as autoridades brasileiras não confirmam essa a versão.

O parlamentar é filiado ao partido Vontade Popular, a mesma sigla de Juan Guaidó, principal opositor de Nicolás Maduro. Em entrevista à Folha, Guzamana explicou que os “índios não têm fronteiras”. “Na Venezuela não têm sustento, alimentos, remédios. Muitos vieram ao Brasil em busca da sobrevivência.”

CLIQUE NO BANNER E SAIBA MAIS SOBRE O CURSO DE PILOTO PRIVADO/ INSCRIÇÕES ATÉ DIA 20 DE MAIO — APROVEITE 

Em 2019, Guzamana denunciou Maduro no Tribunal Penal Internacional e na ONU pela situação dos indígenas na Venezuela. O parlamentar pediu uma intervenção militar para que ajudas humanitárias chegassem aos indígenas, que foram barradas pelas forças de segurança do Estado.

Acesse nosso Instagram e veja as promoções de Autoescola Atual clique no banner

Fonte: Hora Brasília

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo