Geral

Prazo para tirar ou regularizar o título eleitoral termina nesta quarta-feira (6)

Jornalismo – Omadeira

Eleitoras e eleitores de Rondônia têm até esta quarta-feira, 6 de maio, para tirar o primeiro título ou regularizar a situação eleitoral junto à Justiça Eleitoral. Após essa data, o cadastro será fechado para a organização das Eleições 2026 e será reaberto após o período eleitoral.

O prazo vale para serviços como alistamento eleitoral (emissão do primeiro título), transferência de domicílio eleitoral, coleta de biometria e revisão de dados cadastrais, incluindo regularização de pendências.

O atendimento está funcionando em horário estendido de 08h às 18h, na sede do TRE-RO, entrada pela Av. Presidente Dutra, 1889 – Baixa da União.

De acordo com o art. 91 da Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições), nenhum requerimento de inscrição ou transferência eleitoral pode ser recebido nos 150 dias anteriores à data da eleição. Por isso, a partir de 7 de maio, o cadastro eleitoral será fechado em todas as unidades da Justiça Eleitoral e no atendimento online, permanecendo assim até novembro de 2026. 

Quem precisa regularizar 

 Devem ficar atentos ao prazo: jovens que irão votar pela primeira vez, eleitores e eleitoras que mudaram de cidade e precisam transferir o título, pessoas com o título cancelado ou com pendências junto à Justiça Eleitoral e quem precisa atualizar dados cadastrais. 

Consequências para quem perder o prazo 

Quem não regularizar a situação até o fim do prazo ficará impedido de votar nas eleições deste ano e poderá enfrentar restrições administrativas, como dificuldades para obter passaporte ou carteira de identidade, tomar posse em cargos públicos ou se matricular em instituições de ensino públicas.  

Orientação da Justiça Eleitoral 

A Justiça Eleitoral recomenda que eleitoras e eleitores não deixem para a última hora, a fim de evitar filas nos cartórios e possíveis instabilidades no sistema online devido ao grande volume de acessos. 

A regularização dentro do prazo é essencial para garantir o exercício do direito ao voto e evitar transtornos futuros. 

#ParaTodosVerem

Registro fotográfico de servidores em atendimento a eleitoras e eleitores. Há equipamentos de biometria, câmeras e iluminação circular sobre as mesas. Pessoas aguardam e são atendidas em diferentes guichês, alguns separados por divisórias. O espaço é organizado, com cadeiras brancas para espera ao fundo e movimentação de várias pessoas sendo atendidas simultaneamente. Na parte inferior esquerda, há uma mão segurando um título de eleitor.

Com informações do TSE.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo