Morre o papa Francisco

Chefe da igreja católica é o 1º papa latino americano a ocupar o cargo e morreu nesta segunda-feira (21)
O mundo se despede nesta segunda-feira (21) do Papa Francisco, ou Jorge Mario Bergoglio, primeiro líder latino-americano da Igreja Católica. O adeus aconteceu aos 88 anos. As informações foram confirmadas pelo Vaticano. O pontífice ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos e ficou marcado pela humildade e defesa dos mais vulneráveis.
Francisco ficou internado por cerca de 40 dias com um quadro de bronquite. A primeira hospitalização ocorreu no início de fevereiro, após o papa apresentar dificuldades para discursar durante audiências religiosas. Ele chegou a admitir publicamente que estava com falta de ar e pediu a um auxiliar que lesse o sermão por ele.
No dia 14 de fevereiro, foi internado no hospital Agostino Gemelli, em Roma, para exames e tratamento. Mesmo hospitalizado, participou de algumas atividades religiosas. No domingo (16), pediu desculpas por não comparecer à oração dominical na Praça de São Pedro.
No dia seguinte, o Vaticano informou que ele estava com uma infecção polimicrobiana, causada por diferentes microrganismos, e descreveu o estado de saúde como “complexo”. Em novo boletim, foi confirmada uma pneumonia bilateral, condição mais grave que a pneumonia comum, por afetar a respiração e a oxigenação do organismo. O papa recebeu alta após cerca de 40 dias internado.
Até o momento, o Vaticano não divulgou informações sobre o funeral. A escolha do novo pontífice deve ser definida nas próximas semanas.